contato@mb7.eng.br (44) 3222-8622
Comment are off

Projeto de arquitetura pode corresponder a até 12% do valor total da obra

pexels-photo-239886

Um bom projeto arquitetônico é fundamental para que a casa dos sonhos não se transforme em pesadelo. O receio de pagar cara pelo serviço, porém, faz com que muita gente abra mão de um arquiteto e acabe tendo transtornos na hora de construir ou reformar.

O custo de um projeto de arquitetura é mais acessível do que se possa Imaginar. Embora haja diferentes sistemas de cobrança, como por metro quadrado ou por horas de trabalho, o preço de um projeto de arquitetura residencial varia em média de 2% a 10% em relação ao valor total da obra.

O tipo da obra também influencia no preço.

Quanto maior, mais barato

O custo do projeto tende a ser menor percentualmente quanto maior a área a ser construída. Além do tamanho, o tipo da obra também influencia no preço. O nível de detalhamento, como a especificação de revestimento cerâmicos e do mobiliário, e o número de projetos complementares, como sistemas de som, de iluminação e de decoração, também influenciam no orçamento.

Três etapas principais do desenvolvimento de um projeto de arquitetura

Estudo preliminar: análise do terreno, dimensionamento da obra e definição do programa de necessidades, levantamento da legislação local, proposta de sistemas construtivos, primeiras plantas e desenhos conceituais.

Anteprojeto: consiste no desenvolvimento completo da proposta definida no estudo preliminar, assim como a definição de acabamentos e revestimentos. Desenhos das plantas de todos pavimentos, da planta de situação, cortes, elevações, são produzidos nesta fase.

Projeto executivo: nesta etapa, todos os desenhos produzidos no anteprojeto recebem todas as cotas e são pormenorizados os detalhes para permitir a execução da obra.

Economia de tempo e dinheiro

Em vez de gerar economia, dispensar o trabalho de um arquiteto pode fazer com que a obra demore até o dobro do tempo para ser concluída e custe até 30% mais por erros de execução – que causam retrabalho, atraso, desperdício e assim por diante.

Portanto, como o valor destinado ao projeto arquitetônico corresponde a uma pequena parcela do custo total da obra, é um investimento que vale à pena para garantir a qualidade do Imóvel e a realização de ter um do seu jeito.

Nós da MB7 Engenharia pensamos em cada detalhe do seu projeto, observando características individuais de cada cliente, criando assim projetos únicos e personalizados.

Fonte: https://estilo.uol.com.br/casa-e-decoracao

About the Author